.



"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."

Pesquisar neste blog

LEITOR - JUNTE-SE A NÓS!!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Tríduo a São João Batista

Este fantástico santo é um dos meus preferidos, sem dúvida foi o primeiro por quem me "apaixonei". Foi o primeiro "santinho" que eu ganhei das irmãs de caridade com quem passávamos bastante tempo na infância. Amava ouvir as histórias sobre ele... O primo de Nosso Senhor!!! Uma causa visível de sofrimento para Nosso Senhor quando, durante a Paixão, se encontrou diante do assassino de seu primo. Grande Santo, grande herói, grande modelo de Cristão!!!




Tríduo a São João Batista

dia 21, 22 e 23 de Junho.



Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor de Jesus, primogênito da graça do Redentor, fostes grande diante do Senhor.

Por vossas admiráveis virtudes, alcançai-nos de Jesus a graça de amá-lo e servi-lo até a morte, com extremo afeto e dedicação.

Alcançai-nos profunda devoção à Virgem Maria. Ela saiu apressadamente para visitar a vossa mãe, Isabel. Foi quando a presença de Jesus, ainda no ventre de Maria, vos libertou do pecado original e vos encheu com os dons do Espírito Santo.

A vossa grande bondade e poderoso auxílio nos ajudem a amar sempre mais a Jesus, para um dia estarmos convosco na eternidade.

Amém.


Fonte: Confraria de São João Batista




*  *  *  *  *  *  *  *  *

VIDA DE SÃO JOÃO



São João nasceu no dia 24 de Junho e sofreu o martírio no dia 29 de agosto.

As festas dos Santos são geralmente o aniversário da morte, isto é, da despedida do mundo e do nascimento para a  vida eterna.

São João Batista faz exceção desta regra, pelo motivo de ter vindo ao mundo em estado de santidade, isento da lei do pecado original. Sabemos que seu nascimento foi um acontecimento extraordinário, acompanhado de fatos igualmente extraordinários, como o relatam os santos Evangelhos. A narração bíblica do nascimento do Precursor de Jesus Cristo, feita sob a inspiração do Divino Espírito Santo, é tão clara e circunstanciada, que não há mister acrescentar coisa alguma.



*  *  *  *  *  *  *  *  *



A Igreja celebra o nascimento de João como acontecimento sagrado: não há nenhum, entre os nossos antepassados, cujo nascimento seja celebrado solenemente. Celebramos o de João, celebramos também o de Cristo: isto tem sem dúvida uma explicação. E se não a damos tão perfeita como exige a importância desta solenidade, meditemos ao menos nela, mais frutuosa e profundamente. [Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo, Sermão 293, 1-3: PL 38, 1327-1328 (Séc. V).]


*  *  *  *  *  *  *  *  *

CURIOSIDADE:

Hino litúrgico de São João Baptista



Sabe-se que foi a partir das sílabas iniciais dos versos da primeira estrofe do hino litúrgico em honra de São João Baptista que se formaram os nomes das notas musicais. Veja-se como:

"Ut" queant laxis
"Re"ssonare fibris
"Mi"ra gestorum
"Fa"muli tuorum,
"Sol"ve polluti
"La"bii reatum,
"S"ancte "J"ohannes.

O ut foi depois substituído por . O si é constituído pelas letras iniciais latinas de Sancte Johanes (São João: o j lia-se como i; em italiano ainda se lê).



VIDE TAMBÉM:  Oração a São João Batista.


+
Informe aqui o seu email, para receber nossas publicações:


Delivered by FeedBurner

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitem orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."