.



"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."

Pesquisar neste blog

LEITOR - JUNTE-SE A NÓS!!!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Visitas... Advertência, Communhão, Acto, Visitas I e Súplica

Começo, hoje, a reproduzir, aqui, um excelente livro que encontrei no "The Projet Gutenberg EBook: Visitas ao Santíssimo Sacramento e a Maria Santíssima Para Todos os Dias do Mês", de autor desconhecido, mas belíssimo.

Deixei no Português original, pois não há necessidade de atualizar tudo, sempre.


Publico aos poucos - 1 trecho a cada dia - porque já está comprovado que ninguém lê um texto muito longo. Assim, aos poucos, iremos, juntos, fazer está belíssima visita a Nosso Senhor e sua Puríssima Mãe. 


Creio que será utilíssimo a todos. Criarei um índice, para facilitar a procura, e, ao final, publicarei o PDF, para baixá-lo integralmente. 


Façam bom proveito; a nós foi utilíssimo, tendo nos alcançado uma grande e dificílima graça!

VISITAS AO SANTISSIMO SACRAMENTO E A MARIA SANTISSIMA PARA TODOS OS DIAS DO MEZ.

ACTOS DE PREPARAÇÃO E DE ACÇÃO DE GRAÇAS PARA A SAGRADA COMUNHÃO.
MODO DE REZAR A COROA DAS DORES DE NOSSA SENHORA, E ACTOS QUE DEVE FAZER O CHRISTÃO TODOS OS DIAS.
LINDA EDIÇÃO DE NOVAS ORAÇÕES, E A NOVENA AO SANTISSIMO, E DEVOÇÕES A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA ROCHA
.



[Figura: Ns. Sr. Crucificado.]
clique para ampliar a imagem


ADVERTENCIA AO LEITOR. 


Devoto Leitor, eu não pretendo n'este Livrinho, persuadir-tea que creias a existencia de Jesu Christo no Santissimo Sacramento; porque isso seria fazer uma injuria á tua Fé: tambem julgo não ser preciso dizer-te, que este Senhor está sobre os nossos altares, como em um throno de amor, e de misericordia, para nos distribuir infinitas graças, por que muitos são os livros pios que isto te ensinão: só te peço que faças uma séria reflexão, e que vejas, se a tua correspondencia, e o teu agradecimento para com este admiravel Mysterio são proporcionados á tua Fé. E se achares que é tibio o teu amor, e frouxa a tua devoção para com este Divino Sacramento, peço-te que te resolvas a gastar todos os dias ao menos um quarto de hora na presença deste Senhor Sacramentado; e quando não pudesses ir visital-o ás igrejas, onde está, bastará que em tua propria casa, pondo-te de joelhos, voltado para o Templo, que te ficar mais visinho, desde ahi o adores e o visites. Deves fazer sempre estas visitas por tres fins: primeiro para o adorar com toda a reverencia, e amor, dando-lhe graças pelo inexplicavel beneficio de instituir aquelle Divino Sacramento, e deixar-se ficar no mundo pelo excessivo amor que tinha ás suas creaturas: segundo, para desaggravar os ultrajes e sacrilegios desacatos com que tem sido, e é tractado naquelle Divino Sacramento pelos mesmos homens: terceiro, para lhe pedires humildemente o perdão dos teus peccados, a graça da tua conversão, e a da perseverança, o seu amor, a tua salvação, etc.

É verdade, que Deus ouve em toda a parte asorações dos Fieis; mas tambem é certo que, Jesu Christo no SS. Sacramento distribue com mais abundancia as suas graças a quem o visita. Que reforma de costumes haveria, e quantas almas escaparião da eterna condemnação, se fosse maior o numero dos catholicos, que empregassem todos os dias um bocadinho de tempo na presença do SS. Sacramento pelos fins, que acima disse? Certamente que entre as devoções, esta, de adorar a Jesus Sacramentado, é a mais agradavel a Deus, e a mais util para nós. Que favores maravilhosos alcançárão muitos Santos no exercicio desta devoção! Quantos peccadores se tem convertido por meio destas visitas! E quem sabe, se tambem tu, prostrado na presença do SS. Sacramento tomarás um dia a firme resolução de te dares todo a elle? Rogo-te pois que principies esta utilissima devoção; e se continuares, verás os preciosos fructos que colhes della.

Para que te seja mais facil este exercicio, te exponho neste Livrinho as seguintes visitas para todos os dias do mez. Não sou eu o author desta obra; porque ainda que desejo empregar as minhas debeis forças no culto do SS. Sacramento, com tudo o meu frouxo espirito não podia produzir pensamentos tão devotos, nem termos tão penetrantes, e fervorosos. Um Bispo de muita authoridade pela sua conhecida virtude, e particular devoção, que tinha ao SS. Sacramento foi quem a escreveo, e eu só tive o trabalho de a traduzir. Deus sabe que os unicos motivos que me obrigárão a isto forão a sua gloria, e a tua utilidade: elle permitta que esta devoção produza em Lisboa os effeitos que produzio na cidade de Napoles, onde teve tanta acceitacão, que ainda sendo vivo o author que a escreveo, se reimprimio quatorze vezes.

No fim de cada uma das visitas ao SS. Sacramento acharás uma Oração para visitares tambem a Maria Santissima; devoção que agrada muito á Senhora, e que ella tem remunerado com admiraveis favores a quem a tem praticado. Rogo-te que nas visitas ao SS. Sacramento peças ao Senhor por mim, que me perdoe os meus peccados, e que tenha misericordia da minha pobre alma; e eu prometto rogar no Santo Sacrificio da Missa por todos aquelles que me fizerem esta caridade.

Da Communhão Espiritual.

Como no fim de cada uma das seguintes visitas ao SS. Sacramento se persuade a Communhão Espiritual, é justo explicar aqui em que ella consiste, e o grande fructo que alcança quem pratica tão louvavel exercicio.

A Communhão Espiritual, conforme Santo Thomaz, consiste em um desejo ardente de receber a Jesus Sacramentado, e em um abraço amoroso, como se já o houvessemos recebido.

Quanto estas Communhões Espirituaes sejão agradaveis a Deus, e quantas graças por este meio elle communique ás almas fervorosas, o mesmo Senhor o deo a entender a quella sua serva Soror Paula Maresca, Fundadora do Mosteiro de Santa Catharina de Sena em Napoles, quando lhe fez ver (como se refere na sua vida) dous vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, e lhe disse, que no de ouro conservava elle as suas Communhões Sacramentaes, e no de prata as suas Communhões Espirituaes. Este exercicio não só é authorisado pelo uso de todas as almas devotas, que o praticão, senão que os Doutores Mysticos o louvão e inculcão muito, e exhortão os Fieis ao seu uso. Sendo esta devoção tão util, não ha nenhuma que menos custe: por isso dizia a Beata Joanna da Cruz, que a Communhão Espiritual se póde fazer, sem que ninguem nos veja, sem ser preciso estar em jejum, e que podemos fazel-a a qualquer hora, porque não consiste mais que em um acto de amor: basta dizer de todo o coração: Meu Jesus, creio que vós estais no SS. Sacramento: amo-vos sobre todas as cousas, e vos desejo receber agora dentro na minha alma: já que não posso receber-vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração; e como vos tivera já recebido, eu vos abraço, e me uno todo a vós. Ah! Senhor, não permittais que eu jámais de vós me aparte.

Ou mais breve: Creio, meu Jesus, que estais no SS. Sacramento: amo-vos, e desejo muito receber-vos, vinde ao meu coração: eu vos abraço; não vos ausenteis de mim

 


 

ACTO QUE SE DEVE FAZER NO PRINCIPIO DE TODAS AS VISITAS AO SS. SACRAMENTO.

Meu Senhor Jesu Christo, que pelo amor, que tendes aos homens, estais de noite e de dia nesse Sacramento, todo cheio de piedade, e de amor, esperando, chamando, e recebendo todos aquelles, que vem a visitar-vos: eu creio firmemente que vós estais ahi presente nesse Sacramento do altar: adoro-vos desde o abysmo do meu nada, e vos dou graças por todas as mercês, que me tendes feito, especialmente por me haverdes dado a vós mesmo neste Sacramento, por me haverdes concedido por minha advogada vossa Santissima Mãe, a Virgem Maria, e por me terdes agora chamado a visitar-vos neste lugar santo: eu adoro o vosso amantissimo coração, e desejo agora adoral-o por tres fins: primeiro, era agradecimento desta tão grande dadiva: segundo, por desaggravar-vos de todas as injurias, que tendes recebido dos vossos inimigos nesse Sacramento: terceiro, porque desejo nesta visita adorar vos em todos os lugares da terra, onde vós Sacramentado estais com menos culto, e mais desprezo. Ah! meu Jesus, eu vos amo com todo o meu coração: peza-me de haver tantas vezes offendido a vossa infinita bondade: prometto ajudado com a vossa graça, emendar-me para o futuro, e agora, assim miseravel como sou, eu me consagro todo a vós, e vos entrego, e resigno nas vossas mãos a minha vontade, e os meus affectos, os meus desgostos, e tudo quanto sou e possuo. De hoje em diante fazei, Senhor, de mim tudo quanto vos agradar: o que eu quero, e o que vos peço é o vosso santo amor, e perserverança final, e a perfeita obediencia á vossa santissima vontade. Recommendo-vos as almas do Purgatorio, especialmente as mais devotas do SS. Sacramento, e de minha Senhora Maria Santissima. Rogo-vos tambem por todos os peccadores. Em fim, meu amado Salvador, desejo unir todos os meus affectos, e desejos com o vosso amorosissimo coração, e assim unidos os offereço ao vosso Eterno Pae, e lhe peço em vosso nome, que por vosso amor os acceite, e os despache.


VISITA I.

Queres saber, alma devota, qual é a fonte de todo bem? É Jesus no Sacramento, o qual disse:Quem tem sede venha a mim. Oh! e quantas enchentes de graças tem tirado sempre os Santos, desta fonte do SS. Sacramento, onde o amoroso Jesus liberalmente concede todos os merecimentos da sua Paixão, como predisse o Profeta!Ireis com gosto buscar a agua ás fontes do Salvador. (Isai. 12.) A Condessa da Feira, aquella grande discipula do Veneravel P. M. Avila, feita Religiosa de Santa Clara, chamada a Esposa do Sacramento, muitas vezes no dia, e por largo espaço de tempo se demorava na presença do SS. Sacramento: e perguntando-se lhe que fazia em todas as horas, quantas alli se demorava, respondeo: De boa vontade estaria eu alli por toda a eternidade. Acaso não está alli a essencia de Deus, que será por toda a eternidade o alimento, e a gloria dos Bemaventurados? Ah! E que faremos na presença daquelle Deus Sacramentado? Amal-o, louval-o, agradecer-lhe, e pedir-lhe. Que faz um pobre na presença de um rico? Que faz um doente diante do Medico? Que faz um sequioso á vista de uma fonte crystalina?

Oh meu Jesus amabilissimo, vida, e esperança, thesouro, e unico amor da minha alma! Oh quanto vos custou o ficardes comnosco nesse Divino Sacramento! Quando vós o instituistes já conhecieis as ingratidões, as injurias, os desacatos com que vos havião de tratar os homens, mas ainda maior que a nossa maldade, e que a nossa miseria, foi a vossa ardente caridade para comnosco; sim, tudo venceo aquelle grande amor, que nos tendes, e o excesivo desejo de ser de nós amado.

Vinde pois, Senhor, vinde e mettei-vos dentro do meu coração, e fechai sobre vós a porta para sempre, para que não entre creatura alguma a tomar parte daquelle amor, que eu quero empregar todo em vós somente. Ah meu amado Redemptor! Fallai dentro do meu coração, que o vosso servo ouve; mandai Senhor, que eu quero fielmente obedecer-vos; e se alguma vez não vos obedecer perfeitamente, castigai-me, até que eu fique advertido e resoluto a agradar-vos como vós quereis: fazei que eu não deseje outra cousa, nem busque outro contentamento mais que o de servir-vos, de visitar-vos muitas vezes sobre os sagrados altares, e de receber-vos na Sagrada Communhão. Quem quizer, procure embora outros bens: eu não amo, nem desejo outra cousa mais o thesouro do vosso amor: isto é o que sempre heide buscar, isto é o que sempre heide pedir diante dos santos altares. Fazei que eu me esqueça de mim, para que me lembre só da vossa bondade infinita. Serafins bemaventurados, eu não vos tenho inveja pela gloria, mas sim pelo amor que tendes ao vosso, e meu Deus; ensinai-me o que hei de fazer, para servil-o, e amal-o.


Minha vontade está pronta
Para seguir-vos, Senhor,
Sejam firmes meus desejos,
Seja firme o meu amor.

Quem me dera estar seguro
De nunca mais ofender-vos;
Meu Deus, quem me dera ser
O maior de vossos servos.

Meu coração vos pertence,
Meu adorável Senhor,
Prendei-o bem preso ao vosso
Com prisões de puro amor.

Governai, meu bom JESUS
Governai meu coração,
Não consintais que nele entre
A menor imperfeição.

Que mais pode apetecer
Um verdadeiro Cristão,
Do que amar sempre seu Deus
Com todo o seu coração?

Bendito e louvado seja
O meu JESUS adorado,
Bendito seja para sempre
O meu Deus Sacramentado

Logo concluirá com a Communhão Espiritual, e depois fará a visita a Maria Santissima, diante d'alguma Imagem sua.

A COMMUNHÃO ESPIRITUAL:

Meu Jesus, creio que vós estais no SS. Sacramento: amo-vos sobre todas as cousas, e vos desejo receber agora dentro na minha alma: já que não posso receber-vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração; e como vos tivera já recebido, eu vos abraço, e me uno todo a vós. Ah! Senhor, não permittais que eu jámais de vós me aparte.

Ou mais breve:Creio, meu Jesus, que estais no SS. Sacramento: amo-vos, e desejo muito receber-vos, vinde ao meu coração: eu vos abraço; não vos ausenteis de mim.


VISITA I. A Maria Santíssima.

Ó immaculada ou inteiramente pura. Virgem Maria, Mãe de Deus; vós sois superior a todos os Santos, sois a unica esperança dos peccadores, depois de vosso Filho Jesu Christo, e a alegria dos Justos. Por vós somos reconciliados com Deus. Ó grande Princeza, Mãe de Deus! cobri-nos com as azas da vossa misericórdia: tende de nós piedade, a vós somos entregues, e consagrados ao vosso obsequio: temos o nome de vossos servos: não permittais que Lucifer nos arraste ao Inferno. Ó Virgem Immaculada! nós estamos debaixo da vossa protecção, e por isso a vós recorremos, e vos rogamos, que embaraceis que vosso Filho, provocado dos nossos peccados, nos desampare, e assim fiquemos em poder do demonio nosso inimigo.
Virgem Soberana, eu vos rogo
Sejais minha valedora;
Se Deus me não tem ouvido,
Fallai-lhe por mim nest'hora.

Sois minha Mãe, a esses braços
Eu corro e me vou lançar;
Ainda que ingrato, sou filho,
E não me haveis de espancar.

De Deus tambem vós sois Mãe,
Pedi-lhe que me perdoe;
Dizei-lhe veja o meu peito,
Que já se arrepende, e doe.

Mettei no Divino Lado
A vossa poderosa mão;
Tirai enchentes de graças
Dentro do seu coração.

Na minha alma as entornai,
De impura fique innocente;
E da mais pura mancha
Fique limpa de repente.

De tibia e frouxa se torne
Extremosa e vigilante:
De ingrata e rebelde seja
Desde hoje terna e constante.

Para gloria do vosso nome,
Por tão subidos favores,
Mandarei do Ceo e terra,
Agradecidos clamores.


SUPPLICAS

Que se devem fazer todos os dias a Maria Santissima no fim da visita. 

Immaculada Virgem, e minha Mãe Maria Santissima, a vós, que sois Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança, e o refugio dos peccadores, recorro eu hoje, eu que sou o mais miseravel de todos. Adoro-vos, ó grande Rainha, e humildemente vos agradeço todas as graças e mercês, que até agora me tendes feito, especialmente de me haverdes livrado do Inferno tantas vezes merecido pelos meus peccados. Eu vos amo, Senhora amabilissima; e pelo amor que vos tenho, vos prometto querer sempre servir-vos, e fazer todo o possivel para que de todos sejais servida. Era vós, ó Mãe de misericordia, depois do meu Senhor Jesu Christo, é que eu estabeleço as minhas esperanças: acceitai-me por vosso servo, e defendei-me com a vossa protecção; e já que sois tão poderosa para com Deus, livrai-me de todas as tentações, ou alcançai-me graça para as vencer até á morte: a vós peço o verdadeiro amor para com o meu Senhor Jesu Christo: de vós espero alcançar uma boa morte. Oh minha Mãe e Senhora, vos rogo que me ajudeis sempre, mas muito mais no ultimo ponto da minha vida: não me desempareis, em quanto me não virdes já salvo no Ceo, louvando-vos, e cantando as vossas misericordias por toda a eternidade. Amen.

Minha Mãe, minha Senhora,
Sobre este filho lançai
Vossa benção carinhosa,
Do Ceo as graças me dai.




ÍNDICE

*
*
*

Pedido

"Aproveitemos o tempo para santificação nossa e dos nossos parentes e amigos. Solicitem orações, que estaremos rezando juntos, em união de orações aos Sagrados Corações."